Incendiando Corações

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

OS DOIS CAMINHOS

OS DOISCAMINHOS
Mateus 7: 13 – 14
Com certeza muitos dos que lêem os versículos 13 e 14 do Evangelho de Mateus, capítulo 7, já viram alguma ilustração ou pensamento acerca dos dois caminhos mostrados por Jesus. Esses são quadros que têm se tornado uma expressão comum nos meios religiosos.
Nos versos mencionados Jesus diz:
V.13 - “Entrai pela porta estreita, pois larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição e muitos são os que entram por ela”.
V. 14 – “Mas estreita é a porta e apertado é o caminho que conduz para a vida e são poucos os que a encontram”.
A expressão caminho que dizer direção, rumo, destino.
Jesus aqui põe a nossa disposição dois caminhos e nos dá uma advertência: “entrai pela porta estreita, pois larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição e muitos são os entram por ela”.
Porque muitos procuram uma porta espaçosa e um caminho largo, é fácil de entender. É natural que queiramos facilidade. Se você dirige, sabe muito bem que é melhor dirigir em avenidas largas e espaçosas do que em ruelas, muitas vezes esburacadas. O que não percebemos é que as grandes avenidas podem nos levar a um trágico fim, pois achamos que somos os “donos do pedaço” e começamos a correr. São nelas que acontecem os grandes acidentes, muitos dos quais fatais.
O velho testamento no livro de Provérbios, capítulo 14, verso 12 nos fala desse caminho descrito por Jesus, que parece direito e confortável ao homem, mas que o conduz à perdição:
Pv. 14:12 – “Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte”.
O capitulo 13 do Livro de Gêneses narra que Ló ao olhar as bandas do Jordão se encantou por sua campina. Diz o verso 10, que aos olhos de Ló era bem regada e era como o Jardim do Senhor. O que Ló não sabia é que nela jazia a morte. O verso 13 nos diz que os homens que lá habitavam eram maus e grandes pecadores contra o Senhor e o fim todos nós conhecemos muito bem, pois toda aquela beleza se desfez quando o Senhor destruiu Sodoma e Gomorra.
Os olhos nos enganam e Jesus o sabia muito bem, por isso disse que “larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição”. Essa é a razão pela qual nos adverte enfaticamente ao dizer: “Entrai pela porta estreita”. Essa porta estreita é o próprio Jesus, o único caminho que conduz o homem à vida eterna.
Jesus, no verso 14, de Mateus 7, chama o caminho para o Céu de porta estreita ou caminho apertado, não porque Deus não quer salvar a todos, mas porque são poucos os que renunciam o seu próprio eu para procurar Deus.
O apóstolo Pedro ao escrever a sua segunda epístola, no capítulo 3, verso 9, demonstra bem qual a vontade de Deus para conosco:
2 Pedro 3:9 – “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a tenham por tardia. Ele é longânime para conosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se”.
O profeta Isaias também falou sobre este caminho estreito ao profetizar:
Isaías. 35:8 – “E ali haverá um bom caminho, caminho que se chamará o Caminho Santo; o imundo não passará por ele, será somente para o Seu povo; quem quer que por ele caminhe não errará, nem mesmo o louco”.

Nenhum comentário: